Gerir construções com base em planejamentos metodológicos vai além de prever possíveis atrasos. O impacto dessa atividade afeta todo o desenvolvimento dos projetos e, se bem elaborado, pode resultar no sucesso da sua construtora.
Além disso, para obter um acompanhamento efetivo e otimizado é fundamental ter o controle metodológico para garantir a sistematização e o bom andamento dos projetos e processos de cada fase construtiva.
A seguir, veja a importância dessas metodologias de acompanhamento e controle de obras e conheça as melhores alternativas. Acompanhe!
A importância de metodologias de acompanhamento e controle de obras
A indústria da construção civil, geralmente, incorre ao problema de falta de planejamento nas etapas das obras. Esse tipo de cenário leva a uma série de situações negativas que podem gerar um custo inesperado ou até inviabilizar a construção.
Por isso, investir em metodologias para controle e acompanhamento dos projetos é fundamental para o crescimento saudável da empresa, bom relacionamento da equipe e reconhecimento do mercado.
Instituições de referência como o PMI (Project Management Institute) elaboram normas com o padrão metodológico do PMBOK (Project Management Body of Knowledge), que são muito importantes para que os gestores e as empresas planejem e executem os seus projetos.
Além disso, por se tratar de uma atividade complexa, é bom estar atento a quem ficará responsável pela metodologia de acompanhamento e pelo controle de obras. Dessa forma, é necessário que o profissional seja competente e tenha total domínio das ferramentas.
Principais metodologias para o planejamento de projetos
As ferramentas metodológicas utilizadas no gerenciamento de projetos de construção civil, além de tornarem os processos mais otimizados, garantem o sucesso do empreendimento.
Portanto, é fundamental conhecê-las para então decidir qual se aplica melhor à sua empresa.
PMBOK
Considerada a “bíblia da gestão de projetos”, é uma das metodologias de gerenciamento mais utilizadas em todo o mundo, sendo um guia que descreve detalhadamente o ciclo de vida de um projeto de forma completa. Sobretudo pelo fato de as melhores práticas se adaptarem a qualquer tipo de projeto.
PRINCE 2
É um método britânico. Seu nome significa “Projeto em ambiente controlado”, sendo utilizado em mais de 150 países. O seu foco principal são os produtos e as entregas que devem ser realizadas durante a execução do projeto.
Project Model Canvas
Essa metodologia tem como vantagem principal a facilidade no entendimento, inclusive por colaboradores que não estão familiarizados com o tema ou que sejam inexperientes no mercado.
Ela sugere a substituição de toda a documentação, os projetos e os demais papéis por uma folha de A4 e alguns post-its. Mesmo sendo simples, esse método traz resultados surpreendentes e rápidos.
Scrum
Essa metodologia é voltada para o desenvolvimento de produtos, sendo um exemplo da metodologia ágil. Concentrada em passos pequenos, sua meta é dividida, em vez de ser focada apenas no resultado final.
Zoop
Considerada uma metodologia mais sólida, está presente no mercado desde a década de 1980. Produzida na Alemanha, seu nome significa Planejamento de Projetos Orientados por Objetivos (Zielorientierte Projektplanung).
O seu diferencial é a possibilidade da participação popular, facilitando a interação entre grupos de todos os tipos. Seu acompanhamento é feito em quatro etapas: análise, elaboração, prática e análise de resultados.
Embora tenhamos listado esses sistemas, existem muitas outras metodologias de acompanhamento e controle de obras no mercado. Analise sempre as opções e escolha a que mais se adapta à sua realidade.
Dicas de como planejar e acompanhar uma obra com sucesso
Ter a visão sistêmica para prever riscos e problemas e apresentar soluções rápidas e eficientes é uma característica indispensável a um gerente de projetos. Por isso, o planejamento de obras é uma fase muito importante para que o projeto tenha resultados positivos.
É necessário que o profissional saiba exatamente o que acontece em cada fase do seu trabalho, para que não haja atrasos ou problemas de qualquer natureza no cumprimento da tarefa.
A falta de planejamento é um problema muito comum nas indústrias da construção civil, que pode gerar altos custos e situações inesperadas. Essa atividade pode ser desempenhada por um gestor de projetos ou por um servidor terceirizado.
Para evitar que sua obra saia do controle, siga este checklist, dividindo o planejamento em:
Métodos de execução
Planejamento físico da obra
Planejamento de recursos operacionais e financeiros
Planejamento do canteiro de obras
Com esses passos, já é possível ter maior controle e gestão dos processos. Além disso, fique atento a estes quatro itens importantes:
Estudo de viabilidade
Cronograma financeiro físico
Cronograma de prazos e tarefas
Orçamento da obra
Se você faz o controle de obras utilizando esses recursos, já está à frente de muitos profissionais. Mesmo de forma manual, essa atividade já traz organização em todas as fases e atividades desempenhadas por sua equipe.
Como a tecnologia pode ajudar no planejamento, no controle e na gestão das obras
A tecnologia tem trazido cada vez mais inovações para o setor da construção civil, melhorando o desempenho dos profissionais e facilitando o dia a dia das construtoras e dos gestores.
Softwares para gestão otimizada surgiram e estão transformando a produtividade das equipes, por proporcionarem uma gestão rápida e intuitiva.
コメント